CONTRAPALAVRAS DO LEITOR EM LIVROS DE ESTUDOS: LEITURAS À MARGEM

Autores/as

  • Sandra Guilherme Dias dos Santos FURB

Palabras clave:

História do leitor. Leitor. Anotações. Atitudes responsivas.

Resumen

O presente trabalho é decorrente de uma pesquisa mais ampla que está vinculada à Linha de Pesquisa Linguagem e educação do Programa de Pós-Graduação em educação/Mestrado em educação da Universidade Regional de blumenau (fURb). neste artigo objetivamos compreender as atitudes responsivas (contrapalavras) que emergem das anotações deixadas, às margens ou não, em livros de estudos dos cursos de Letras e Pedagogia como uma contribuição às pesquisas que tentam recompor a história do leitor. A questão que instigou o estudo foi: Que atitudes responsivas emergem das anotações deixadas por leitores às margens dos livros de estudos? Caracteriza-se como uma investigação qualitativa interpretativa realizada com base em dados obtidos por meio da recolha de livros de estudos emprestados aos acadêmicos dos cursos anteriormente mencionados. embasa-se em pressupostos teóricos que constituem a história do livro e do leitor sob a perspectiva da História Cultural. A análise das anotações foi feita sob a perspectiva enunciativa baseada nos estudos do
Círculo de bakhtin. essa análise permite depreender que o leitor universitário produz majoritariamente atitudes responsivas na superfície textual, principalmente de paráfrase. Compreende-se, com base nessa constatação, que é possível contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita por meio do incentivo à produção de anotações, iniciando pela paráfrase, prática muito comum do estudante universitário. nesse sentido, ao perseguir, portanto, as táticas de leitura do leitor acadêmico, sem conseguir alcançá-lo em suas diversas formas de produzir contrapalavras, tenta-se ampliar os estudos que tratam das múltiplas facetas que compõem a história do leitor.

Publicado

2014-12-18

Número

Sección

Artigos