AVALIAÇÃO DA DECOMPOSIÇÃO POR MICRO-ONDAS E POSTERIOR DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO POR ICP OES E F AAS EM AMOSTRAS DE MORTADELA E CARNE MECANICAMENTE SEPARADA
Palabras clave:
Mortadela. Carne mecanicamente separada. FAAS. ICP OES.Resumen
O Cálcio é um elemento importante, que tem como principal função no organismo a formação estrutural dos ossos e dos dentes. Como o organismo não produz cálcio, é necessário ingeri-lo na dieta humana. O método oficial recomendado e usado para determinação de Cálcio em laboratórios de análises é por complexometria com ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA). Porém, esse método é moroso, envolve geração de resíduos altamente tóxicos, pois utiliza cianeto de potássio em seu procedimento. Dessa forma, o presente propõe o uso de um método descrito pelo Official Methods of Analysis – AOAC, que utiliza decomposição usando um forno micro-ondas com controle de pressão e temperatura, e posterior determinação de Cálcio por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e por espectrometria de absorção atômica com chama (F AAS), em amostras de carne mecanicamente separada e mortadelas. Como resultados, foi possível verificar que a técnica de preparo de amostra por irradiação por micro-ondas foi eficaz para a decomposição das amostras e as técnicas de determinação com F AAS e ICP OES podem ser utilizadas na quantificação de Cálcio nos dois tipos de carne estudadas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.