Diagnóstico e caracterização dos aspectos e impactos ambientais do Centro Universitário de Brusque/UNIFEBE

Autores/as

  • Tamily Roedel Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Caroline Amaral Nascimento Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Palabras clave:

Sistema de Gestão Ambiental. Aspectos ambientais. Impactos ambientais.

Resumen


A preocupação com as questões ambientais não é recente. Vivencia-se um momento de necessidade de mudança de postura devido à degradação provocada pelo homem nos ecossistemas. A elaboração dos princípios de gestão ambiental deve ser feita em diferentes camadas e setores da sociedade, em especial, nas Instituições de Ensino Superior, que têm um papel fundamental na relação com a sustentabilidade. A pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar os aspectos ambientais dos setores do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Para tanto, foi necessário conhecer a política ambiental da UNIFEBE; diagnosticar as ações ambientalmente corretas já desenvolvidas na Instituição; entrevistar os responsáveis pelos setores; e montar um inventário dos aspectos e impactos ambientais. A pesquisa é exploratória, com a coleta de dados sendo feita por levantamento bibliográfico e entrevistas com os responsáveis pelos setores. Também é qualitativa, porque possui um caráter descritivo. Em relação à natureza do trabalho, é considerada uma pesquisa aplicada e de estudo de caso. Verificou-se que a UNIFEBE ainda não possui um sistema de gestão ambiental, mas possui algumas ações ambientalmente corretas. O inventário de aspectos e impactos ambientais revelou a geração de resíduos sólidos perigosos e não perigosos. Conclui-se que é imprescindível que se planeje um Sistema de Gestão Ambiental para a Instituição.

Biografía del autor/a

Tamily Roedel, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Área: Ecologia; Zoologia; Educação; Gestão Ambiental.

Caroline Amaral Nascimento, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Acadêmica da 6ª fase do curso de Ciências Contábeis

Publicado

2017-02-13

Número

Sección

Artigos