FEIRA INTERNACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE SANTA MARIA – RS: OS EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS NA VISÃO DO PÚBLICO

Autores/as

  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros
  • Élio Sérgio Denardin
  • Lisandra Taschetto Murini
  • Lourdes Maria Staudt Dill

Palabras clave:

Economia Solidária. Cooperativismo. Consumidores. Marketing.

Resumen

A realização de Feiras de Economia Solidária visa promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de Economia Solidária, tendo em vista a capacidade destes em gerar trabalho e renda, assim como distribuir de forma justa a riqueza adquirida. Este artigo tem por objetivo identificar a visão do público visitante sobre a 17ª Feira Estadual do Cooperativismo – FEICOOP e 6ª Feira da Economia Solidária do Mercosul realizada na cidade de Santa Maria – RS, no terminal de comercialização Dom Ivo Lorscheiter. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se como qualitativa e quantitativa quanto à natureza, de caráter descritivo quanto aos objetivos, sendo realizada por meio de um estudo de campo em forma de entrevista a uma amostra de 151 visitantes do evento. Como resultados, o estudo revela como pontos positivos da Feira a diversidade, qualidade dos produtos e o atendimento aos consumidores, alcançando o conceito ótimo pela maioria dos pesquisados, bem como com o conceito bom evidenciou-se a época de realização e a divulgação do evento. Constatou-se que o movimento de Economia Solidária é ainda pouco conhecido, mas a Feira foi apontada como um evento significativo para a expansão desse novo modelo de economia alternativa.

Publicado

2014-06-20

Número

Sección

Artigos