A EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL NA INDÚSTRIA TÊXTIL DE BRUSQUE NO PERÍODO DE 1990/2010
Palabras clave:
Emprego. Evolução. Desindustrialização. Câmbio. Governo.Resumen
O mercado de trabalho formal em Brusque sempre foi muito dinâmico, por ser o município grande produtor industrial, setor da economia que gera emprego e renda, além de estimular os segmentos do comércio e dos serviços. No entanto, a participação dos bens típicos da indústria de transformação na pauta exportadora brasileira tem diminuído, perdendo espaço para as commodities. A questão a ser analisada é até que ponto o processo de dificuldades na indústria têxtil vem afetando o comportamento do emprego formal no município de Brusque. A referida investigação será realizada por meio de levantamento bibliográfico sobre os temas envolvidos, como emprego, política macroeconômica e risco de desindustrialização. O setor têxtil, principal gerador de empregos na década de 1990, foi o que menos cresceu no período analisado por causa das medidas de governo que dispensa impostos estaduais para as empresas importadoras, o que estimula muito a entrada de produtos chineses. Um sintoma do fenômeno: Santa Catarina vem apresentando déficits na balança comercial desde 2009. Uma solução para que a crise da desindustrialização não atinja de forma devastadora Brusque, seria fazer investimentos pesados em inovação, pois isso aumenta a produtividade e agrega mais valor aos produtos. Assim como os chineses fazem com seus produtos, o estado deveria também dar preferência aos produtos regionais e nacionais e deixar nas prateleiras os produtos importados. Santa Catarina é um estado forte e se integrarmos com as novas tecnologias, todos os seus municípios terão mais chances de fazer crescer suas economias junto dos empregos que serão gerados.Descargas
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.