A EVOLUÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO: de 1939 a análise dos objetivos visados pelo Projeto de Lei n. 8.046 de 2010
Palabras clave:
Processo Civil. História. Projeto.Resumen
Tendo em vista a iminência da promulgação de um novo ordenamento processual civil, discutido com intensidade pela comunidade acadêmica e que se encontra em fase de tramitação na Câmara dos Deputados, esta publicação tem por desígnio analisar os objetivos do Projeto do Novo Código de Processo Civil a partir do exame histórico da evolução do direito processual civil brasileiro no período compreendido entre 1939 e 2013. O trabalho se inicia pela descrição do momento histórico de idealização e promulgação do Código de Processo Civil (CPC) em vigor, desde o seu antecessor (CPC de 1939), a influência da Constituição de 1988, e as reformas por ele suportadas. Aborda-se a teoria básica e fundamental do “acesso à justiça”, bem como os objetivos visados pelo Projeto do Novo CPC relatados pelo mentor da exposição de motivos, Ministro Luiz Fux. Por fim, atenta-se que, embora significativas mudanças tenham ocorrido, a legislação processual civil brasileira ainda não alcança a mesma intensidade evolutiva da sociedade moderna. O método utilizado na elaboração do trabalho foi o indutivo.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.