AUTOGERENCIAMENTO DE DOR LOMBAR EM IDOSOS
Resumen
O autogerenciamento da dor lombar crônica (DLC) em idosos, é uma condição prevalente e debilitante que compromete a mobilidade, autonomia e qualidade de vida dessa população. O objetivo é revisar a literatura científica sobre intervenções não farmacológicas voltadas ao manejo autônomo da dor, com foco em estratégias que promovam o bem-estar e a independência funcional. Utilizou-se uma metodologia de revisão de literatura, considerando publicações dos últimos 10 anos nas bases PubMed, ScienceDirect e Google Acadêmico, com os descritores “Idoso”; “Autogestão”; “Dor Lombar”; “Dor Crônica”; e “Fisioterapia”. Os resultados destacam que programas educativos e de autocuidado contribuem para reduzir a dor, melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem o uso de medicamentos para a dor. Conclui-se que programas educativos são ferramentas eficazes e acessíveis para estimular o autogerenciamento da dor na população idosa, impactando positivamente na redução da dor, na melhora da funcionalidade e na qualidade de vida, reforçando a importância da educação em saúde e da autonomia do paciente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.