MEMÓRIAS INCONSOLÁVEIS
A ESCUTA PSICANALÍTICA NA OBRA DE PETRA COSTA
Resumen
Na clínica psicanalítica contemporânea, a melancolia emerge como um tema complexo e de atual relevância social. Esse artigo apresenta uma escuta psicanalítica sobre a melancolia, através de um enlace com o documentário “Elena” de Petra Costa. Apresentou-se conexões entre as estruturas psíquicas do sujeito melancólico e as histórias das irmãs, narradas na obra. Desenhou-se duas melancolias, uma em Elena e outra em Petra. Estabeleceu-se um enlace entre fragmentos do documentário, teoria e clínica psicanalítica, na busca de hipóteses que suscitam um caminho possível para a elaboração da melancolia, destacando-se duas vias: os processos transferenciais entre o sujeito melancólico e o analista, como laço que o permita em alguma medida, inscrever-se no mundo e a via da arte, permitindo a elaboração melancólica através dos processos criativos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.