Caracterização da Indústria Têxtil e de Confecções do Estado de Santa Catarina: Principais Elos, Parceiros e Produtos Comercializados

Autores

  • Diego Milnitz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Maria Mendes Luna Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Cadeia de suprimentos. Têxtil. Confecções. Caracterização da cadeia.

Resumo

A indústria têxtil e de confecções brasileira é considerada um dos setores industrias mais importantes, sendo referência mundialmente, entretanto, tem apresentado diversas dificuldades, frente ao desempenho da economia nacional e a complexidade das diversas empresas que compõem sua cadeia de suprimentos. Este artigo realiza uma caracterização das principais empresas que compõem a cadeia de suprimentos têxtil e de confecções no estado de Santa Catarina, bem como dos seus parceiros de negócio e produtos comercializados. Com base em uma revisão da literatura de trabalhos sobre a indústria têxtil e de confecções e em dados secundários obtidos nas bases de dados nacionais do Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro e na Secretaria do Comércio Exterior brasileiro, a cadeia de suprimentos da indústria têxtil e de confecções é descrita e caracterizada em função do tamanho das empresas e os volumes de produção que permitem estimar os fluxos de materiais desta indústria no estado de Santa Catarina e, mais especificamente, na mesorregião do Vale do Itajaí, permitindo assim uma melhor compreensão dessa cadeia de suprimentos e da sua importância econômica para o estado e país.    

Biografia do Autor

Mônica Maria Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos