EXPERIÊNCIA DECASSÉGUI EM UMA INDÚSTRIA JAPONESA: APLICAÇÃO DE KAIZEN NO SETOR DE PINTURA
Keywords:
Kaizen. Indústria japonesa. Decasséguis. Gestão da qualidade.Abstract
Este artigo é uma pesquisa ex post facto sobre a experiência de um decasségui em uma indústria metalúrgica japonesa, e tem o objetivo de relatar um exemplo de aplicação do kaizen em uma falha no processo de pintura. Tem-se como pano de fundo a cultura e formas de gestão japonesa e a experiência pessoal do decasségui para explicar a forma como a melhoria foi conduzida. O problema estudado teve sua incidência diminuída a zero pela aplicação de uma solução de baixíssimo custo e de fácil implantação. Os resultados alcançados não geram dúvidas da eficácia da ação proposta. Outra constatação é que a ida para aquele país é envolta em expectativas e sonhos que podem ou não se concretizar conforme esperado e o quanto é difícil se adaptar e ser aceito pela população e aos aspectos culturais locais, mesmo com a ascendência nipônica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.