VIDAS EXPOSTAS
LEITURAS PSICANALÍTICAS SOBRE AS INFÂNCIAS ESPETACULARIZADAS
Abstract
O artigo explora os impactos das redes sociais na infância, destacando como a exposição online influencia o desenvolvimento das crianças. Analisa a transformação da infância em um espetáculo público, moldado por padrões de consumo e idealizações. Além disso, examina a evolução das plataformas de redes sociais ao longo do tempo, com ênfase no Instagram e seu papel na criação de narrativas de consumo e idealizações de vida. O estudo contrapõe o investimento emocional e narcísico dos pais aos excessos provocados pelas mídias, ressaltando a preocupação com a exposição excessiva das crianças nas redes sociais. Por meio dos perfis analisados, aponta-se os prejuízos ao desenvolvimento infantil das crianças espetacularizadas e mostra-se como a exposição, sustentada por curtidas e visualizações, gera um apagamento da individualidade e impede a construção da singularidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.