A COLABORAÇÃO E OS PROCESSOS DE NEGÓCIO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO DAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS E DE CONFECÇÕES DE MÉDIO E GRANDE PORTE DO VALE DO ITAJAÍ

Autores

  • Diego Milnitz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mônica Maria Mendes Luna Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Cadeia de Suprimentos, processos de negócio, colaboração

Resumo

A gestão da cadeia de suprimentos, numa definição sintetizada, pode ser compreendida como a prática de colaboração entre as empresas parcerias com o intuído de facilitar a realização e a integração dos processos de negócio ao longo da cadeia. Entretanto, o estudo conjunto das práticas desses dois temas e suas inter-relações em uma cadeia de suprimentos específica ainda é muito incipiente. Nesse sentido, o artigo realiza o estudo das práticas da colaboração e da realização dos processos de negócio na cadeia de suprimentos têxtil e de confecções da região sul do Brasil, em específico na mesorregião do Vale do Itajaí. Para isso, valendo-se de uma revisão de literatura são definidos os componentes relacionados com a colaboração (4 componentes) e os processos de negócio (8 componentes). Com a definição dos componentes, deu-se a construção do questionário, e posterior validação com especialistas da área. O questionário validado foi enviado para uma amostra de 106 empresas têxteis e de confecções de médio e grande porte do Vale do Itajaí, tendo um retorno de 97 questionários, que então foram submetidos a uma análise estatística descritiva. Como resultado foi possível constatar que a prática da colaboração na cadeia de suprimentos estudada é muito comum, e a realização dos processos de negócio se destacam o gerenciamento da demanda e o gerenciamento do serviço ao cliente. A originalidade da pesquisa está diretamente relacionada com a cadeia de suprimentos pesquisada, e a proposta de estudo conjunto sobre a colaboração e os processos de negócio.

Biografia do Autor

Mônica Maria Mendes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigos