Aprendizagem organizacional

Autores

  • Günther Lother Pertschy Unifebe
  • Raul Otto Laux

Palavras-chave:

Organização do aprendizado. Ampliação do conhecimento. Learning Organization

Resumo

A “organização que aprende” é tema abordado com predominância e iniciativa informativa massificada, na obra de Peter Senge, “A Quinta Disciplina”, e se constitui na base deste artigo. Trata-se de um enfoque crítico, que analisa os princípios da aprendizagem organizacional e sua provável aplicabilidade na prática cotidiana das organizações empresariais. Pretende-se, por fim, a exposição de argumentos contraditórios ao modelo das “disciplinas” de Senge. Conclui-se, pela contestação da teoria de Senge, como sendo inviável dentro desta realidade, fazendo-se necessário modificar, substancialmente, os paradigmas hoje vigentes na relação do homem com seu meio; base fundamental para o início de qualquer mudança sócio-estrutural.

Biografia do Autor

Günther Lother Pertschy, Unifebe

Especialista em Administração de Recursos Humanos e mestrando em Administração. Administrador de empresas e professor dos Cursos de Administração e Tecnologia em Turismo da FEBE.

Raul Otto Laux

[1] Especialista em Administração de Marketing e mestrando em Administração. Administrador de empresas, professor do curso de Administração da FEBE e pesquisador do Núcleo em Gestão de Instituições de Ensino Superior (NGIES) do PPGAd da FURB.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Artigos