Proposta curricular para a escola pública de Santa Catarina: considerações históricas
Palavras-chave:
Implantação. Proposta curricular. Educação.Resumo
Este artigo apresenta as considerações históricas do processo de implantação da Proposta Curricular para a escola pública de Santa Catarina, no período entre 1983 a 1998. O movimento social e político iniciado no país na década de 80, abriu novos espaços de luta pela volta da democracia. Esta década é considerada como uma das mais fecundas sob o ponto de vista da organização educacional. As eleições diretas para os governadores dos estados em 1982, repercutiram favoravelmente sobre a educação brasileira. Principalmente no que diz respeito ao significado da educação, do qual decorre a busca por uma escola pública que garanta o acesso e a permanência dos alunos. Em Santa Catarina não foi diferente, os professores mobilizados desencadearam em l983, após uma greve da categoria, uma série de seminários municipais e regionais. O que resultou no levantamento e registro das principais reivindicações entendidas como prioritárias para a educação pública estadual. O resgate histórico, permite uma análise das principais ações dos governos no sentido de proporcionar ao povo catarinense uma educação voltada para a construção da cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.