SOBERANIA E TITULARIDADE CONFORME AS TEORIAS DE BODIN, HOBBES, ROUSSEAU E AS PERSPECTIVAS DA SOBERANIA “NO” ESTADO
Palavras-chave:
Poder. Modernidade. Povo.Resumo
O estudo sobre o tema soberania surgiu no final do período medieval e se concretizou na Idade Moderna, com o intuito de entender e justificar a instituição de um poder superior aos demais. As considerações elaboradas em torno do tema foram se modificando à medida que acompanharam o desenvolvimento dos Estados. Suscitando historicamente, na elaboração de várias teorias com o propósito de explicar e legitimar o sujeito detentor da soberania. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em abordar os titulares da soberania, ou seja, o sujeito detentor deste poder supremo, segundo as teorias de Jean Bodin, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau e as doutrinas que explicam a soberania no Estado. Verificou-se com esta pesquisa que, não somente a teoria geral da soberania se altera com as modificações sociais mas também sua própria titularidade. Da primeira teoria moderna sobre o tema aos dias atuais, ocorreram modificações tanto do sujeito detentor da soberania quanto dos fundamentos empregados para justificar essa titularidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.