OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM RELAÇÃO ÀS OBRAS E OCUPAÇÕES IRREGULARES: UMA ANÁLISE SOB A PERCEPÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS
Palavras-chave:
Fiscalização. Impactos Ambientais. Obras Irregulares.Resumo
O presente artigo apresenta os desafios enfrentados por gestores públicos municipais em relação às obras e ocupações irregulares, e seus impactos ambientais. O objetivo da pesquisa é analisar como ocorre o processo de fiscalização ambiental em um município do interior do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de caráter qualitativo do tipo estudo de caso. Os resultados demonstram que as obras regulares não são as causadoras dos maiores problemas ambientais enfrentados pelo município, uma vez que a prefeitura libera apenas obras que respeitem a lei, causando um impacto ambiental de pequenas proporções. Quanto aos processos de fiscalização das obras regulares ocorre durante todo o processo de construção da obra. Periodicamente, a fiscalização faz visitas para acompanhar o andamento e verificar se estão sendo cumpridas todas as normas vigentes na legislação e as especificações do projeto original. Conclui-se que uma fiscalização eficiente e eficaz, seria a maior arma de prevenção contra as irregularidades, desde que houvesse recursos materiais e humanos em número suficiente para que fossem realizadas fiscalizações preventivas, a fim de evitar o início de ocupações e obras irregularidades.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.