Uma proposta de desdobramento do Balanced Scorecard do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina ciclo 2008-2011
Palavras-chave:
BSC. Balanced scorecard. Tribunal de Contas. Avaliação de desempenho. Setor público.Resumo
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina é órgão encarregado da fiscalização da gestão pública catarinense, estadual e municipal. Para alcançar seus objetivos a instituição implantou o planejamento estratégico por meio da ferramenta Balanced Scorecard – BSC. Investiga-se, por meio deste trabalho, se um desdobramento do BSC a nível setorial, junto a uma diretoria da instituição possibilitaria melhorias no seu desempenho. O objetivo geral é sugerir um modelo de BSC setorial a ser implantado na Diretoria de Controle da Administração Estadual – DCE do TCESC. A abordagem do problema foi qualitativa. Trata-se a pesquisa de um estudo de caso com levantamento de dados. Para alcançar o objetivo do trabalho foram realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, e procedeu-se uma coleta de referencial teórico acerca do tema, após obter as informações necessárias construiu-se o modelo setorial respeitando-se as diretrizes do modelo corporativo. O resultado e as percepções dos servidores corroboram estudos de pesquisadores da área que afirmam que uma fragmentação do BSC traz melhorias à ferramenta.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.