SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM DA ECOLOGIA À PSICOLOGIA ECONÔMICA
Palavras-chave:
Bem-estar. Estilo de vida. Decisões econômicas.Resumo
Este trabalho contemplou intervenções em um grupo de jovens do Projeto Pescar na cidade de Blumenau, Santa Catarina, realizadas no período entre setembro e dezembro de 2011. Os conteúdos trabalhados exploraram a sustentabilidade, abordando saúde e bem-estar humano, psicologia econômica, pensamento sistêmico e economia ecológica. Discutir a sustentabilidade pela perspectiva do bem-estar humano, considerando o comportamento do indivíduo diante de decisões econômicas que desencadeiam aspectos sociais e ecológicos representou o objetivo geral. Levantou-se o perfil do estilo de vida - EV - da turma por meio do Pentáculo do Bem-Estar - PBE. Quanto aos componentes individualizados do PBE, percebeu-se que Relacionamento Social e Comportamento Preventivo têm maior frequência de resultado positivo, a passo que o componente Nutrição apresentou a maior frequência para resultado negativo, embora predominem resultados finais positivos e regulares para o perfil do EV. Os resultados foram socializados com a turma, enfatizando a necessidade de maior atenção às questões nutricionais, cuja abordagem carece de uma perspectiva sistêmica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.