OS LIMITES DO ALL TYPE: A LINGUAGEM PUBLICITÁRIA CONTIDA NOS CLASSIFICADOS ERÓTICOS DO JORNAL “O DIARINHO”

Autores

  • Rafael Luiz Zen Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Palavras-chave:

All type. Linguagem persuasiva. Anúncio classificado.

Resumo

Desde seus primórdios, o anúncio publicitário utilizou a palavra para convencer, vender e levar seu receptor à ação. No Brasil, o primeiro anúncio impresso no meio jornal classificava-se no gênero classificado. Desde então, esse tipo de anúncio popularizou-se e passou a ocupar espaço próprio dentro desse tipo de mídia. O que se percebe, a partir do momento em que as técnicas de ilustração e fotografia tornam-se mais populares, é a desvalorização desse tipo de comunicação por parte da classe publicitária, encontrando-se bibliografias que, inclusive, descaracterizam o classificado como linguagem persuasiva, colocando-o lado a lado à linguagem jornalística. Porém, há de se considerar que o anúncio classificado apresenta algumas marcas textuais que intencionam a persuasão, constituindo-se de um tipo singular de publicidade all type (aquela formada apenas por elementos verbais). O presente trabalho tem como objetivo analisar quais marcas persuasivas do texto publicitário, defendidas por Sandmann (1997) e Carrascoza (2007) são encontradas na comunicação do gênero classificado, mais precisamente nos classificados de caráter erótico veiculados no jornal “O Diarinho”, da cidade de Itajaí, na intenção de validar esse tipo de produção textual como de caráter predominantemente publicitário. Para tanto, além da busca pelos parâmetros de comparação nas bibliografias supracitadas, analisou-se 264 anúncios veiculados entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2012. O principal resultado encontrado foi a validação do gênero classificado como linguagem publicitária e persuasiva, admitindo-se sete das nove dimensões apontadas por Sandmann (1997) e  Carrascoza (2007).

Downloads

Publicado

2012-07-01

Edição

Seção

Artigos