MOTIVAÇÕES E RESISTÊNCIAS PARA A UTILIZAÇÃO DO MOBILE BANKING
Palavras-chave:
Mobile Banking. Resistance. Motivations.Resumo
A tecnologia vem notadamente fazendo parte do atendimento aos clientes. Exemplo disso é a intensificação da difusão do mobile banking nos últimos anos, passando a ser o canal preferido para acesso aos serviços bancários no Brasil em 2017. Mesmo tendo muitos adeptos, o mobile banking encontra algumas resistências para sua adoção. O objetivo deste artigo é analisar os fatores de resistência e também as motivações relacionadas à utilização do mobile banking. Para isso, utilizou-se de adaptações dos modelos TAM – Modelo de Aceitação de Tecnologia, IDT - Teoria da Difusão de Inovação e UTAUT – Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia. Os resultados apontam que os fatores de resistência que mais influenciam a adoção desta tecnologia são as barreiras de uso e de risco, enquanto que a percepção de prazer e compatibilidade são os fatores que mais motivam.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- Unifebe, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - Unifebe plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - Unifebe realizar neste período quantas edições julgar conveniente.