MOTIVAÇÕES E RESISTÊNCIAS PARA A UTILIZAÇÃO DO MOBILE BANKING

Autores

  • Luiz Fernando da Silva Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE
  • Tamires Adriana Schroder
  • Adriana Kroenke

Palavras-chave:

Mobile Banking. Resistance. Motivations.

Resumo

A tecnologia vem notadamente fazendo parte do atendimento aos clientes. Exemplo disso é a intensificação da difusão do mobile banking nos últimos anos, passando a ser o canal preferido para acesso aos serviços bancários no Brasil em 2017. Mesmo tendo muitos adeptos, o mobile banking encontra algumas resistências para sua adoção. O objetivo deste artigo é analisar os fatores de resistência e também as motivações relacionadas à utilização do mobile banking. Para isso, utilizou-se de adaptações dos modelos TAM – Modelo de Aceitação de Tecnologia, IDT - Teoria da Difusão de Inovação e UTAUT – Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia. Os resultados apontam que os fatores de resistência que mais influenciam a adoção desta tecnologia são as barreiras de uso e de risco, enquanto que a percepção de prazer e compatibilidade são os fatores que mais motivam. 

Biografia do Autor

Luiz Fernando da Silva, Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE

Luiz Fernando da Silva[1]

Tamires Adriana Schroder [2]

Adriana Kroenke [3]


[1] Estudante do PPGAd - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB. E-mail: luizfernandodasilva10@gmail.com

[2] Estudante do PPGAd - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB.  E-mail: Tamires.schroder@gmail.com

[3] Professora do PPGAd – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB. E-mail: akroenke@furb.br

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Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos