INFLUÊNCIA DOS AGREGADOS SOBRE AS PROPRIEDADES DO CONCRETO PERMEÁVEL

Autores

  • Alexandre Maines
  • Elias Riffe
  • Lenon Henrique da Costa Pruner
  • Jaison H. De Oliveira Knoblauch

Resumo

A crescente demanda populacional em áreas urbanas têm resultado em
ocupação inadequada das cidades com aumento de impermeabilização do solo
ocasionando problemas como alagamentos, escoamento superficial elevado e
reabastecimento ineficiente dos lençóis freáticos, além de problemas relacionados
com contaminação do subsolo e do lençol freático. Os sistemas tradicionais de
drenagem urbana têm-se mostrado ineficazes ao transferir grandes vazões de água à
jusante de forma abrupta, sobrecarregando as redes de captação geralmente não
dimensionados para receber proporções de pico. Uma alternativa que tem se
mostrado eficaz são os equipamentos de controle de águas na fonte para atuarem de
forma conjunta aos sistemas de controle tradicionais. O uso de pavimentos
permeáveis, por exemplo, permite a percolação da água no solo no próprio local e
reduz o escoamento superficial, além de proporcionar melhora na qualidade da água
e contribuir com a recarga de aquíferos. O presente artigo tem por objetivo analisar o
desempenho do concreto permeável e seu foco central está no estudo da influência
que distintas proporções de agregados graúdos têm sobre suas propriedades
mecânicas e de permeabilidade. Para tanto foram moldados quatro tipos de traços de
concreto permeável desenvolvidos com diferentes tipos de agregados graúdos, em
diferentes proporções para os quais foram avaliadas suas propriedades de
permeabilidade e mecânicas. Os resultados mostram que o índice de vazios dos
traços e sua permeabilidade tem uma relação direta, ou seja, maior índice de vazios
com maior permeabilidade. Com relação às resistências de compressão do concreto

e a resistência à tração na flexão resultou, como era esperado, relação inversa, ou
seja, maior índice de vazios com menor resistência. Todos os traços apresentaram
permeabilidade acima de 0,1cm/s, valor este mínimo recomendado pela norma ABNT
NBR 16416 (2015) para pavimentos de concreto permeável recém construídos.

 

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Publicado

2024-12-13