PROJETO COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS SOBRE CIDADANIA: UM ESTUDO DA VISÃO EDUCACIONAL E DA EXTENSÃO NA PERSPECTIVA DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE

Autores

  • Gerusa Conceição Henriques
  • Adriana Bina da Silveira

Resumo

Este artigo se propõe a descrever e compreender os fundamentos da visão educacional e da extensão no PROJETO COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS SOBRE CIDADANIA, implantado em 2015, pelo Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O projeto consiste em palestras organizadas e ministradas por acadêmicos do curso de Direito ingressantes nos dois primeiros níveis do estágio obrigatório, sob supervisão e orientação de professores. As apresentações são realizadas em parcerias com escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, com o objetivo de compartilhar conhecimentos relacionados à cidadania. Fundamentado em uma abordagem histórica da UNIFEBE e da criação do curso de Direito, bem como da função social e estruturação do NPJ, são descritos conceitos sobre o acesso à justiça e cidadania, oportunidade em que a pesquisa avança para apresentar os propósitos, conteúdo e alcance do projeto em destaque, finalizando com a exposição da tríade indissociável que compõe a base das Instituições de Ensino Superior: ensino, pesquisa e extensão. Por meio do método dedutivo, com pesquisa bibliográfica e dados internos do NPJ, constatou-se a abrangência do projeto na comunidade esclarecendo jovens estudantes sobre direitos básicos e fundamentais, oportunizando o aprimoramento da argumentação jurídica e oratória aos acadêmicos estagiários, além de contribuir para a potencialização das expectativas positivas aos alunos dos níveis fundamental e médio com a perspectiva em continuar os estudos no ensino superior, atribuindo à universidade a sua função social.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos