A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação. Fenomenologia. Ensino fundamental. Projeto de investigação.Resumo
Este artigo discute a dialogicidade apresentada nos trabalhos de Paulo Freire e suas relações dentro da escola, por meio da aplicação de projetos de investigação, objetivando identificar sua contribuição ao processo de ensino/aprendizagem, tendo como base a concepção da fenomenologia. A metodologia aplicada no desenvolvimento dos projetos de investigação foi norteada pelos momentos pedagógicos, que são divididos em problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram analisadas algumas experiências em sala de aula, na disciplina de matemática, envolvendo o ensino fundamental, séries iniciais e finais, trabalhando com outras áreas do conhecimento, com destaque a biologia, pelo projeto de investigação denominado o bicho vai pegar. O estudo usa fenomenologia para compreender a maneira como lemos o mundo e trazemos seus referenciais para sala de aula. Para estabelecer a relação entre mundo e escola, a dialogicidade se apresentou como aparato fundamental para que o professor replaneje e conecte os temas trazidos com os conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina. No caso das aulas de matemática, resultou na abertura de caminhos para a produção do conhecimento. O respeito pela leitura do mundo que o aluno faz, transformada em tema a ser trabalhado em sala de aula foi construído por meio da dialogicidade estabelecida entre o professor e o aluno, que relacionam os conteúdos das disciplinas e o tema em questão, afastando a rejeição dos alunos em relação às disciplinas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.