APLICAÇÕES SUSTENTÁVEIS DE BIOMASSA: NOVAS PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Etanol. Efluentes. Cana-de-açúcar. Quitosana. Encapsulamento.Resumo
Discussões sobre a sustentabilidade e sobre o emprego de recursos naturais estão na ordem do dia. O exemplo mais comum de biomassa é o bagaço da cana-de-açúcar, que vem sendo utilizado comumente para a produção de energia, seja pela queima pura e simples, seja por hidrólise para produzir etanol. A quitosana, que pode ser obtida a partir de cascas de camarão, por outro lado, não tem um potencial energético, mas pode ser modificada quimicamente para o tratamento de efluentes, sendo que esta pode ser uma aplicação também do bagaço de cana. Ácidos carboxílicos de variados pesos moleculares também podem ser produzidos utilizando-se bagaço como fonte de nutrientes para micro-organismos. Tanto íons quanto corantes podem ser removidos de efluentes têxteis por absorção, mediante o uso de matrizes sólidas como o bagaço ou a quitosana. Além dos tratamentos convencionais, pode-se pensar em aderir moléculas de oligossacarídeos cíclicos na superfície tanto de bagaço quanto da quitosana, abrindo novas possibilidades inclusive no encapsulamento de agentes antimicrobianos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.