IMPACTO DOS RECURSOS DE ROYALTIES DA ITAIPU NAS RECEITAS E DESPESAS DOS MUNICÍPIOS LINDEIROS PARANAENSES
Palavras-chave:
Royalties. Receitas. Municípios Lindeiros. Itaipu.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar o impacto dos recursos de royalties da Itaipu nas receitas e despesas dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu quando essa compensação financeira encerrar, em abril de 2023. O problema de pesquisa que se busca responder é: Qual o impacto dos recursos de royalties da Itaipu nas receitas e despesas dos municípios Lindeiros paranaenses, quando essa compensação financeira encerrar? A metodologia caracterizou-se como um estudo exploratório. Quanto aos objetivos como uma pesquisa bibliográfica e descritivo, quanto ao método como dedutivo com emprego de abordagem quantitativa. Identificou-se que quanto maior a área alagada, maior é o recurso de royalties repassado a cada município afetado. Conforme dados da pesquisa foi possível identificar que muitos municípios são mais dependentes dos valores repassados pela Itaipu em forma de royalties. Dos 15 municípios analisados apenas Marechal Cândido Rondon, terá uma receita maior do que a despesa para 2024, um ano após a compensação encerrar. Desde o início do tratado de Itaipu, já se passaram mais de 20 anos, restando menos de dez anos até a revisão dele. Portanto, é necessário que os municípios invistam em setores que tragam mais recursos financeiros, buscando assim, diminuir a dependência dos royalties, e alavancar o desenvolvimento econômico e social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.