Estudo do Plantigrama durante o chute frontal saltando do Karatê estilo Katá Shubu-dô

Autores

  • Itainara Tanelo Picanço
  • George Roberts Piemontez
  • Ana Claudia Vieira Martins
  • Denis William Gripa
  • Thiago Gonzaga de Sousa

Palavras-chave:

Karate. Desempenho. Centro de pressão.

Resumo

O Karatê por ser uma arte marcial de grande contato físico e de choque desperta curiosidade sobre a ação das forças atuantes nos corpos dos atletas. Por estes motivos é que necessitam-se de mais estudos na Arte do Karatê, para obter-se conhecimento sobre as cargas impostas aos atletas, especificamente, na região plantar durante o chute “frontal saltando”. Através do estudo do plantigrama o propósito foi quantificar a amplitude do centro de pressão do pé de apoio comparado com o chute. A coleta de dados foi realizada no Laboratório de Biomecânica do CEFID-UDESC, com a amostra de 4 atletas do sexo masculino, sendo dois destros e dois canhotos. Durante a coleta realizou-se a análise qualitativa dos 3 melhores chutes tecnicamente executados, com a avaliação Inter profissional e com o uso do sistema Pedar (Novel Gmbh, Munich), adquirindo-se os plantigramas. A partir dos plantigramas, quantificou-se as amplitudes dos centros de pressão, comparando o pé de apoio e o de chute, constatando que a amplitude do centro de pressão do pé de apoio é menor que o pé de chute. Acredita-se com isto que, existam áreas de estresse mecânico na planta do pé do atleta, quando comparados com a descrição técnica do chute e as amplitudes dos centros de pressão dos pés. Com isto, é de suma importância par os profissionais da saúde o conhecimento destas variáveis par otimização da avaliação do movimento desportivo, bem como prevenção e tratamento de possíveis lesões impostas ao sistema músculo-esquelético por estas sobrecargas.

Biografia do Autor

Itainara Tanelo Picanço

Fisioterapeuta – Graduada pelo Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CEFID/UDESC.

George Roberts Piemontez

Especialista em Gestão Esportiva pelo Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CEFID. Docente do Curso do Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

Ana Claudia Vieira Martins

Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Centro de Educação Física, Fisioterapia e Desportos. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Denis William Gripa

Acadêmico do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

Thiago Gonzaga de Sousa

Educador Físico – Graduado pelo Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CEFID/UDESC.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos