Desempenho de torque em porcas DIN 934 com Nylok® x porcas DIN 985 conforme a IFI 555

Autores

  • Bruno Inácio da Maia UNISOCIESC http://orcid.org/0000-0002-1020-8337
  • André Hideto Futami Professor doutor no mestrado da UNISOCIESC
  • Marco Aurelio de Oliveira Professor doutor no mestrado da UNISOCIESC

Palavras-chave:

Porcas. Conformação a frio. Torque.

Resumo

Este artigo aborda um estudo prático sobre a possibilidade de adaptação das porcas sextavadas conforme a norma DIN 934 com aplicação de Nylokâ em sua rosca, quando comparados com as porcas sextavadas conforme a DIN 985. Os ensaios foram realizados para ambas opções conforme a norma IFI 555, os resultados encontrados mostram-se positivos quanto à possibilidade das adaptações.

Biografia do Autor

Bruno Inácio da Maia, UNISOCIESC

Possui curso Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Tupy, Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Pitágoras (2013), e Mestrado Engenharia de Produção na UNISOCIESC (2016). Têm experiência e enfoque na área de Engenharia Mecânica e Produção, com ênfase em Gestão de Negócios, Desenvolvimento de Produtos e Novos Negócios, Lançamento de linhas de Produtos, Propostas e Acompanhamento de Projetos, Estratégias Comercias como: Marketing Estratégico, Planejamento Estratégico de Produtos e Vendas, Inovação, Inteligencia Competitiva e Planejamento Estratégico Empresarial. 

Atualmente trabalha com dedicação exclusiva para Melaurgica FEY como gestor de nOvos negócios.

André Hideto Futami, Professor doutor no mestrado da UNISOCIESC

Possui graduação em Engenharia de Produção (Mecânica) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI/USP (1991), mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP/UFSC (2001) e especialização em Administração pela Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR (2003). Possui experiência profissional na área de Desenvolvimento de Novos Produtos e de Projetos de Produtos, tendo trabalhado durante dezoito anos como especialista em desenvolvimento de produtos na área de tecnologia de multinacional do ramo eletro-eletrônico. Possui doutorado em Engenharia de Produto e Processos no PPGEP/UFSC e atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Engenharia de Produção do Centro Universitário da Sociedade Educacional de Santa Catarina - UNISOCIESC.

Marco Aurelio de Oliveira, Professor doutor no mestrado da UNISOCIESC

É engenheiro eletricista (B. Eng., UFSC 1984), mestre em Engenharia Elétrica na área de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico (M. Eng., UFSC 1987) e doutor em Engenharia de Produção na área de Engenharia de Produto e Processo (Dr. Eng., UFSC 2011). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas; conversor de frequência, otimização de conteúdo harmônico, filtros ativos e modulação PWM (pulse width modulation). Na área de Engenharia Mecânica tem se dedicado a trabalhos na área de instrumentação, automação da medição (equipamentos e sistemas), otimização de meios e métodos de ensaio de desempenho, confiabilidade em compressores e sistemas de refrigeração, planejamento de experimentos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando em reorganização de processos, segurança de produto e gestão de recursos, lidando com aspectos relativos à administração de equipes, métodos e procedimentos, e sistemas de informação. É revisor dos periódicos Expert Systems with Applications (Elsevier), International Journal of Productivity and Performance Management (Emerald) e International Journal of Production Research (Taylor & Francis), entre outros. Suas maiores áreas de interesse são o desenvolvimento de sistemas de medição, reorganização de processos, estratégias para o aumento de produtividade nas organizações, teorias de liderança aplicadas às organizações, modelagem de sistemas e gestão do conhecimento. 

Downloads

Publicado

2017-05-03

Edição

Seção

Artigos