RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO E EVIDENCIAÇÃO DE ATIVOS IMOBILIZADOS
Palavras-chave:
CPC 27. Conformidade. Subsetor de transporte.Resumo
RESUMO: O objetivo do estudo foi analisar o nível de conformidade nos critérios de mensuração, reconhecimento e evidenciação dos ativos imobilizados em empresas do subsetor de transporte listadas na BM&FBOVESPA. Procurou-se verificar se os critérios adotados pelas empresas da amostra atendem aos critérios emitidos pelo Pronunciamento Técnico CPC 27 e identificar os métodos utilizados para evidenciar os itens do ativo imobilizado. O estudo caracteriza- se como descritivo, de análise documental e com abordagem quantitativa. A amostra compreende 39 empresas do setor de transporte e a coleta de dados foi elaborada a partir de um check list composto por nove itens baseados no Pronunciamento Técnico CPC 27. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas da estatística descritiva, correlação de Pearson, teste t de médias, teste de Levene e regressão linear multivariada. Os resultados indicaram que as 39 empresas apresentaram uma média de 72,08% de atendimento aos itens requeridos pelo CPC 27 e apenas quatro empresas cumpriram com todos os itens. Em relação às variáveis explicativas, as empresas maiores e aquelas auditadas por big four apresentaram relação positiva com a variável dependente, confirmando que o índice de evidenciação relativo ao ativo imobilizado é influenciado pelo tamanho das empresas e pelo tipo de auditoria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.