A VIABILIDADE DE UM NOVO MODELO DE JUSTIÇA CRIMINAL: JUSTIÇA RESTAURATIVA
Palavras-chave:
Justiça Restaurativa. Sistema Criminal. Programas Restaurativos. Características.Resumo
Em meio de toda a globalização, a sociedade depara-se com um problema que assusta a população. O avanço da criminalidade e da violência dispara e com isso modelos de justiça ultrapassados não são eficazes. Sabe-se que no Brasil, o atual modelo de justiça criminal brasileira (Justiça Retributiva) está defasado e em meio a falência deste modelo surge um sistema de justiça criminal inovador, a Justiça Restaurativa. Diante disso, o objetivo da pesquisa é abordar a Justiça Restaurativa, mediante o estudo do histórico, características, modelos restaurativos e a viabilidade no Brasil. A Justiça Restaurativa procura restaurar o delinquente, os familiares e a sociedade, buscando sempre a ressocialização e restruturação de todas as partes envolvidas. Ressalta-se ainda, que o termo restaurar, é utilizado como sinônimo de refazer e consertar, trazendo, assim, a essência do modelo restaurativo. Por causa disso, nota-se a ineficácia do modelo retributivo, onde a punição não dá respostas adequadas à criminalidade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.