CARACTERÍSTICAS QUE AFETAM O JULGAMENTO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS DO CPC
Palavras-chave:
Julgamento. normas Contábeis. Acadêmicos de Ciências Contábeis. Análise de Correspondência.Resumo
A Contabilidade no brasil vem passando por uma série de transformações na busca de manter-se harmonizada com as normas internacionais de contabilidade, objetivando atender às demandas informacionais dos diversos usuários. O estudo objetiva analisar quais as características dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que estão associadas ao correto julgamento e interpretação dos Pronunciamentos Técnicos doComitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). este estudo tem caráter descritivo, de levantamento e com abordagem quantitativa. A população da presente pesquisa compreende 250 acadêmicos de instituições de ensino superior públicas e privadas do estado de Santa Catarina, da região do Vale do itajaí e da Grande florianópolis. A amostra foi composta por 175 acadêmicos que responderam o questionário. Utilizou-se a estratégia metodológica da aplicação de questionário, com questões fechadas com os alunos do último ano do curso. este estudo foi inovador, pelo fato de aplicar a análise de correspondência (AnACOR) para relacionar as características que afetam o julgamento e a interpretação de acadêmicos em relação aos estudos de casos sobre os Pronunciamentos Técnicos (CPCs), sugeridos por Lemes e Carvalho (2010). Os resultados destacam que para o correto julgamento existe a associação da característica de ser aluno de instituição pública, ter familiaridade com a norma contábil, postura conservadora e necessidade de atualização permanente como fatores importantes para o adequado julgamento e interpretação dos CPCs. Conclui-se que a realização de cursos de formação continuada pode ser um meio para fomentada e melhorar o entendimento e adequada aplicação dos CPCs.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.