APRESENTAÇÃO

Autores

  • Günther Lother Pertschy - Reitor UNIFEBE

Resumo

Quando indagado sobre o papel da universidade comunitária, sempre me vem à mente incitar a curiosidade de acadêmicos, professores e comunidade externa sobre diversas áreas científicas. Creio que a base de toda construção de conhecimento seja a dúvida – seguida de hipóteses e respostas que construam um mosaico de informações pertinentes à vida social.
Desta forma, a Revista da UNIFEBE é, sem dúvida, um caminho válido no percurso da universidade na relação entre propostas teóricas e correlações práticas na iniciação científica em diversos âmbitos. A organização deste material é um incentivo a produtores de conhecimento. É um espaço de discussões pertinentes às vivências que estimulamos dentro das salas de aula, nos laboratórios e corredores. Para a UNIFEBE, com certeza a experiência do saber não se encerra nas salas. Estimulamos professores e acadêmicos a tornarem o aprendizado um exercício do cotidiano.
Também é estimulante, como instituição comunitária, saber que há uma troca importante de bagagens e interesses. A comunidade externa conversa com nossa comunidade interna na publicação de pesquisas, e o processo inverso também ocorre. Há o estímulo à publicação do que se discute nas ementas de cada disciplina. Assim, ideias complementam-se, chocam-se, são aperfeiçoadas e difundidas.
Por fim, proporcionar a publicação científica é difundir o acesso à cidadania. Incentivamos a leitura, pesquisa e troca porque acreditamos em um mundo onde ler faz crescer. Crescem as mentes, as ideias, as relações – e, como consequência, fazemos crescer o sentimento de cidadania e a experiência global de nossa comunidade.
Temos certeza de que nessas páginas cresce um novo olhar para mundo. E isso só é possível com o incentivo de que professores utilizem essa edição (e as edições anteriores) em sala de aula. Só a partir da troca é que acontece o verdadeiro ensino. Nesta revista existem vozes que necessitam serem ouvidas, ideias que precisam ser divulgadas. Nosso papel como educadores não se encerra na impressão do material, pelo contrário, apenas inicia-se. 

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Editorial