ESTUDO DA INCORPORAÇÃO DE CINZA PROVENIENTE DA QUEIMA DE LENHA DE EUCALIPTO NA FORMULAÇÃO DE MASSA DE UMA INDÚSTRIA CERÂMICA ESTRUTURAL DO SUL - CATARINENSE

Autores

  • Michael Peterson Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC
  • Vitor Souza Nandi Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE
  • Alexandre Zaccaron Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Silvia Izaura Pereira Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC
  • Paulo Fernandes Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Resumo

O presente estudo propõe avaliar a possibilidade da adição da cinza proveniente da queima da lenha de eucalipto em uma formulação típica de cerâmica estrutural, cujo objetivo visa caracterizar a cinza e as matérias-primas padrão para posterior adição no processo de produção, criando uma alternativa de matéria-prima de uso cerâmico, uma chance de transformar problemas ambientais em oportunidades tecnológicas e econômicas. A cinza pode atuar como um fundente e também contribuir para melhorar as propriedades de queima por meio da redução da porosidade pela formação de fase líquida. Foram realizados ensaios de espectrometria de fluorescência de raios-x para a caracterização das possíveis fases presentes, também foi analisada por balanço de massa a quantidade de cinza gerada no processo de queima em cada ciclo, após caracterização química da cinza e matéria-prima ocorreu à etapa de estudo da adição de cinza nas matérias-primas padrão do processo produtivo.

Biografia do Autor

Michael Peterson, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC

Possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor Pesquisador da Universidade do Extremo Sul catarinense. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pirita, carvão, indústria cerâmica, lodo de dam e rejeito piritoso, tem co-orientações de mestrado em andamento em nanotecnologia para resolução de problemas ambientais. A partir de março de 2012 entrou para o quadro de pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UNESC - PPGCEM, disciplinas em que é responsável no mestrado: Técnicas de Caracterização de materiais e Técnicas de caracterização de resíduos. É líder do grupo de pesquisas em Reatores e Processos Industriais, atuando principalmente no desenvolvimento de processos industriais. A partir de agosto de 2012 assumiu a coordenação do curso de Engenharia Química da UNESC. Desde 2013 participa da rede de pesquisa e desenvolvimento em Carvão.

Vitor Souza Nandi, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor no departamento de Tecnologia em cerâmica e vidro da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e de Engenharia Cerâmica do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE).

Alexandre Zaccaron, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2013), trabalha na área de valorização de resíduos em cerâmica vermelha.

Silvia Izaura Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC

Tecnóloga em Cerâmica e Vidro

Paulo Fernandes, Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE

Engenheiro Cerâmico

Downloads

Publicado

2016-05-06

Edição

Seção

Artigos