RELAÇÃO ENTRE O ÁGIO DAS AÇÕES COM A GOVERNANÇA CORPORATIVA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO
Palavras-chave:
Transparência. Novo Mercado. Governança Corporativa. Avaliação de Investimento.Resumo
Os investimentos que possuem foco na transparência, prestação de contas, legalidade e equidade podem gerar valores para os acionistas no longo prazo. A Governança é o conjunto de práticas com finalidades de melhorar o desempenho da companhia buscando maximizar a criação de valor. Desse modo, este estudo tem como objetivo verificar se o ágio das ações gerado pelas empresas integrantes do Novo Mercado da BMF&BOVESPA é maior do que das empresas que não são integrantes. O estudo possui uma pesquisa descritiva, documental com abordagem quantitativa de dados. A amostra da pesquisa é composta pelas 100 maiores empresas de capital aberto de acordo com o ranking da revista Exames de junho de 2011. Os dados utilizados para pesquisa foram coletados por meio do site da BMF&BOVESPA e do banco de dados da Economática. Após o tratamento dos dados, o resultado do z da amostra foi de 1,3534, sendo este menor do que o z crítico 1,96 para um nível de significância de 5 % indicando que não é possível rejeitar a hipótese nula, dessa forma não é possível afirmar que os ágios das ações gerados pelas empresas integrantes do Novo Mercado são maiores do que das empresas que não são integrantes.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.