ESTUDO DE FEIRAS EMPRESARIAIS COMO LOCUS DE INOVAÇÃO
Palavras-chave:
Feiras Empresariais. Inovação. Prática Organizacional.Resumo
Sob qualquer perspectiva de análise - a frequência, o número de participantes, sejam expositores, frequentadores leigos ou especialistas, a variedade de produtos e serviços apresentados, entre outros - exponencial é a palavra que melhor expressa o crescimento que nos últimos anos têm experimentado as Feiras de Negócios. Entretanto, as Feiras de Negócios ainda carecem de pesquisas, sobretudo, das que ultrapassem a mera dimensão comercial - enfoque da quase totalidade dos estudos. Historicamente concebidas como espaço para a troca de mercadorias, as Feiras têm evoluído para um ambiente que revela, também, outras funcionalidades e significados, trazendo novas oportunidades para as empresas participantes. O presente trabalho tem por objetivo redirecionar o estudo sobre as Feiras de Negócios, salientando o seu papel como espaços de inovação. Trata-se de um ensaio teórico amparado na literatura especializada sobre marketing, sociologia, inteligência competitiva, inovação e, por fim, sobre o processo de construção e gestão do conhecimento; e respaldado na experiência do autor em atividade de consultoria empresarial. Parte-se do princípio de que somente as pessoas prévia e devidamente orientadas apreenderão das Feiras as suas dimensões inovadoras para, na sequência, internalizar e aprimorar nas organizações a amplitude e a integralidade dos seus benefícios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.