PADRÃO MOTOR DO SALTO VERTICAL DE ESCOLARES
Palavras-chave:
Salto vertical. Padrão motor. Escolares.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o padrão motor do salto vertical de escolares. Participaram do estudo 234 escolares com idades entre 7 e 11 anos. Os instrumentos de medida foram balança digital, estadiômetro, filmadora digital e a matriz analítica para o salto vertical de Myers e colaboradores citada por Gallahue e Ozmun. Cada criança realizou três saltos verticais. De acordo com os resultados do estudo, foi possível observar que 38,03% das crianças se encontravam no estágio inicial, 25,64% no estágio emergentes elementar e 36,33% no estágio proficiente. Constatou-se nas crianças de 7 a 9 anos, uma incidência elevada no estágio inicial e emergentes elementar, levando a uma carência no desenvolvimento dessas crianças na tarefa motora salto vertical. Os resultados do estudo não estão de acordo com a Teoria de Gallahue, que sugere que aos sete anos as crianças passam a apresentar padrões de movimento mais consistentes e proficientes. A não concordância dos resultados com a Teoria pode estar relacionada à existência de diferentes ritmos de desenvolvimento aliados às oportunidades para a prática e experiências motoras dos participantes, que não foram controladas neste estudo.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.