REAPROVEITAMENTO DO BAGAÇO DE MALTE NA ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS
Resumo
O reaproveitamento de resíduos da indústria de alimentos é uma tendência crescente impulsionada pela busca por sustentabilidade, economia circular e redução de impactos ambientais. Entre os subprodutos mais promissores está o bagaço de malte, gerado em grandes volumes pelas cervejarias. Rico em fibras, proteínas e compostos bioativos, esse resíduo apresenta elevado potencial para aplicação em produtos alimentícios funcionais, contribuindo para o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis e de alto valor agregado. Além disso, seu reaproveitamento pode reduzir os custos de descarte e promover práticas industriais mais responsáveis, alinhadas às demandas por inovação sustentável no setor alimentício. Desse modo, este estudo destacou a utilização do bagaço de malte em algumas receitas aplicadas à alimentação humana. Para tanto, o processo de coleta deve ser realizado logo após o descarte, ao final da produção da cerveja, uma vez que se trata de uma matéria-prima que se deteriora rapidamente. Nesta pesquisa, o bagaço foi seco e moído e utilizado em quatro receitas diferentes, sendo duas doces e duas salgadas: bolo de maçã, brownie de chocolate, bolinho de linguiça calabresa e queijo, e pão salgado com ervas finas. Após o preparo, os produtos foram submetidos à avaliação sensorial, apresentando boa aceitação tanto nas versões doce quanto salgada. Dessa forma, o objetivo da pesquisa fica evidenciado, confirmando o potencial do bagaço de malte para o aproveitamento na alimentação humana e promovendo práticas mais sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- UNIFEBE, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE realizar neste período quantas edições julgar conveniente.