ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE ARTIGOS DE CLUSTERS E INTERNACIONALIZAÇÃO EM PERIÓDICOS DE ALTO IMPACTO NO PERÍODO DE 2000 A 2010

Autores

  • Marcia Regina Santiago Scarpin Fundação Getúlio Vargas – EASP
  • Vanessa Edy Dagnoni Mondini Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Jorge Eduardo Scarpin Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)
  • Marcelo Pedro Vieira Universidade Regional de Blumenau- FURB

Palavras-chave:

Clusters. Competitividade. Internacionalização.

Resumo

Clusters são concentrações geográficas de empresas e instituições, interconectadas por uma determinada área de interesse, e se caracterizam pela competição e cooperação. As redes industriais fomentam os sistemas de inovação e cooperação entre as empresas, tornando-as mais competitivas, e, consequentemente, a região em que estão inseridas. Conceituadas como conjunto de relacionamentos interligados entre empresas fazem parte da interconexão dentro de um cluster, sendo que a posição da empresa dentro da rede determina o seu desenvolvimento futuro, em virtude dos ativos de mercado que detém e que tem acesso, pois  quanto mais relacionamentos a empresa tiver e quanto mais profundos se revelarem, melhor será o seu envolvimento nos mercados internacionais. Dada à importância do tema, este estudo teve como objetivo levantar a produção científica do tema cluster e internacionalização nos periódicos de alto impacto brasileiros de 2000-2010. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com método qualitativo e de caráter documental, utilizando-se do estudo bibliométrico. Foram encontrados 28 artigos, a maior parte deles publicado no ano de 2008, com sua divulgação, em grande quantidade de periódicos, representando, em média, 1,75 artigos por periódico. A vinculação dos autores mostrou-se bastante diversificada, com 25 IES, sendo a mais representativa a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e com grande concentração nas instituições das regiões sul e sudeste. A maior parte das produções, 50%, deu-se com dois autores e em estudos qualitativos, com a predominância de estudos de  caso e multi-casos.

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Publicado

2012-07-01

Edição

Seção

Artigos