Inovação no processo de desenvolvimento de produto através do Design Thinking

Autores

  • Adriana de Paula Lacerda Santos Universidade Federal do Paraná
  • Andreia Pereira Baia Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Design Thinking, Inovação, Modelos de desenvolvimento de Produto.

Resumo

Este trabalho examina 10 modelos de Desenvolvimento de produto com foco nas etapas de concepção do produto. A proposta do presente trabalho é reunir as definições sobre os processos de desenvolvimento dos produtos e relacionar com a abordagem proposta no Design Thinking. Ao final, sugerir uma metodologia combinada entre os modelos estudados e a inovação através do Design Thinking.

Referências

ASIMOW, Morris. Introdução ao Projeto de Engenharia. Ed. Mestre Jou. São Paulo,1968.

BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o Design de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo: Edgard Blücher LTDA.2000.

BONSIEPE, Gui; KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/ Coordenação editorial. 1984.

BROWN, Tim. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BÜRDEK, Bernhard. E. Diseño: Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994

DICKSON, Peter Reid. Marketing management. Forth Worth: The Dryden Prees, 1997.

FRANCIS, Dave; BESSANT, John. Targeting innovation and implications for capability development. Porto Alegre: Bookman. 2009.

KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. Ed. Atlas S. A. São Paulo: 1994.

LOBACH, Bernd. Desenho Industrial: Base para configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.

LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. Allworth Press, 2009.

PAHL, Gerhard., BEITZ, Wolfgang. Konstruktionslehre. 1ª ed. Berlim: Springer, 1977.

PINHEIRO, Tennyson. Design Thinking: empatia, colaboração e experimentação para pesso-as, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PRIKLADNICKI, Rafael; AUDY, Jorge. Desenvolvimento Distribuído de Software. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

ROZENFELD, Henrique, FORCELLINI, Fernando Antônio; AMARAL Daniel Capaldo; TOLEDO José Carlos de; SILVA, Sergio Luis da; ALLIPRANDINI Dário Henrique; SCA-LICE Régis Kovacs. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

SCHUMPETER, Joseph. Capitalism, Socialism and Democracy. 3.ed. New York: Harper & Row. 1950.

VIANNA, Mauricio José; FILHO, Ysmar Vianna e Silva; ADLER, Isabel Krumholz; LU-CENA, Brenda de Figueiredo; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

Publicado

2018-03-22

Edição

Secção

Artigos