Inovação no processo de desenvolvimento de produto através do Design Thinking
Mots-clés :
Design Thinking, Inovação, Modelos de desenvolvimento de Produto.Résumé
Este trabalho examina 10 modelos de Desenvolvimento de produto com foco nas etapas de concepção do produto. A proposta do presente trabalho é reunir as definições sobre os processos de desenvolvimento dos produtos e relacionar com a abordagem proposta no Design Thinking. Ao final, sugerir uma metodologia combinada entre os modelos estudados e a inovação através do Design Thinking.
Références
ASIMOW, Morris. Introdução ao Projeto de Engenharia. Ed. Mestre Jou. São Paulo,1968.
BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o Design de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo: Edgard Blücher LTDA.2000.
BONSIEPE, Gui; KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/ Coordenação editorial. 1984.
BROWN, Tim. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BÜRDEK, Bernhard. E. Diseño: Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994
DICKSON, Peter Reid. Marketing management. Forth Worth: The Dryden Prees, 1997.
FRANCIS, Dave; BESSANT, John. Targeting innovation and implications for capability development. Porto Alegre: Bookman. 2009.
KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. Ed. Atlas S. A. São Paulo: 1994.
LOBACH, Bernd. Desenho Industrial: Base para configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.
LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. Allworth Press, 2009.
PAHL, Gerhard., BEITZ, Wolfgang. Konstruktionslehre. 1ª ed. Berlim: Springer, 1977.
PINHEIRO, Tennyson. Design Thinking: empatia, colaboração e experimentação para pesso-as, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PRIKLADNICKI, Rafael; AUDY, Jorge. Desenvolvimento Distribuído de Software. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
ROZENFELD, Henrique, FORCELLINI, Fernando Antônio; AMARAL Daniel Capaldo; TOLEDO José Carlos de; SILVA, Sergio Luis da; ALLIPRANDINI Dário Henrique; SCA-LICE Régis Kovacs. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.
SCHUMPETER, Joseph. Capitalism, Socialism and Democracy. 3.ed. New York: Harper & Row. 1950.
VIANNA, Mauricio José; FILHO, Ysmar Vianna e Silva; ADLER, Isabel Krumholz; LU-CENA, Brenda de Figueiredo; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- Unifebe, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - Unifebe plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - Unifebe realizar neste período quantas edições julgar conveniente.