CAMINHABILIDADE, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: CONHECIMENTO ORIENTADO PARA A CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS CAMINHÁVEIS

Autores

  • Alexssandra da Silva Fidelis
  • Anderson Buss
  • Edson Roberto Fidelis

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, um relato de experiência relacionado com
a pesquisa desenvolvida entre os anos de 2021 e 2024, que seguirá em
desenvolvimento durante o ano de 2025, visando a definição do Índice de
Caminhabilidade (IC) para o município de Brusque. Entretanto, devido à
complexidade encontrada para a leitura territorial, a ação foi subdividida por bairros
e este trabalho apresentará os aspectos relacionados com o levantamento do IC
correspondente aos nove bairros já avaliados. Para isso, os dados já identificados
foram organizados em tabelas e apresentados com a descrição das principais ações
desenvolvidas até o momento e amparadas em referencial teórico relacionado ao
tema de mobilidade. A pesquisa foi coordenada por professores do Centro
Universitário da Fundação Educacional de Brusque - UNIFEBE e realizada por
acadêmicos da mesma instituição, por meio do Projeto de Iniciação Científica,
subsidiado com recursos do Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão,
contemplados pelo Artigo 171 da Constituição Estadual. A pesquisa demonstra que
identificar o índice de caminhabilidade é importante para se definir a qualidade das
calçadas, condição que influencia diretamente na mobilidade e acessibilidade
urbana e pode servir como suporte ao desenvolvimento de políticas urbanas.

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Publicado

2025-08-12