O DIREITO DA CRIANÇA À NATUREZA NA ESCOLA

Autores

  • Luciane Oliveira da Rosa
  • Tamily Roedel

Resumo

As crianças que brincam ao ar livre tendem a adoecer menos, a
desenvolver maior agilidade e esperteza, além de aprimorarem a coordenação
motora e o equilíbrio. Este trabalho teve como objetivo discutir o direito da criança
à natureza e problematizar as vivências com a natureza durante o cotidiano escolar.
É fruto de experiências desenvolvidas com acadêmicas de duas turmas do Curso
de Pedagogia em 2024, por meio de um projeto que envolveu pesquisas, debates,
elaboração de propostas e confecção de materiais para práticas pedagógicas nas
escolas. Os dados apresentados foram analisados à luz da teoria sobre a relação
criança e natureza, e os resultados evidenciam que a formação inicial de
professores pode possibilitar a garantia do direito das crianças à natureza na escola
ao oportunizar o conhecimento e a prática sobre o tema. A discussão é
fundamental na educação para a sustentabilidade do planeta e para a garantia do
direito da criança à natureza, o qual gera desenvolvimento integral.

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Publicado

2025-08-12