A PERCEPÇÃO DO CLIENTE E FUTURO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE COM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOS MUNÍCIPIOS DE CASCAVEL E BLUMENAU

Clóvis Fiirst, Juliano Francisco Baldissera, Ivan Rafael Defevari, Edgar Pamplona, Vania Tanira Biavatti

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar a influência de características comportamentais na percepção geral de qualidade do curso de ciências contábeis por alunos de Cascavel-PR e Blumenau-SC. Para o estudo da percepção dos acadêmicos utilizou-se a abordagem apresentada por Leblan e Nguyen (1999), adaptada a essa pesquisa. A amostra de pesquisa foi composta por um total de 227 estudantes, sendo 89 da IES de Santa Catarina, e 138 da IES do Paraná. Foi construída na forma de uma pesquisa quantitativa, aplicando-se técnicas da estatística descritiva e regressão linear múltipla. Na análise dos resultados percebeu-se que as melhores médias quando se refere ao valor percebido no curso de ciências contábeis foi da IES do Paraná, valor de reputação é a que teve a maior média, o que leva a acreditar que o nome da instituição e do curso como característica de reputação impactam na percepção dos acadêmicos. Um dos fatores com menor média foi o valor funcional preço/qualidade, isso significa que os estudantes não estão tão satisfeitos quando correlacionam o preço que pagam e o que recebem em troca. Nas duas universidades o valor que mais influencia a percepção foi o de característica funcional desejo de satisfação, pois aspirações e desejos após o término no curso é determinando no valor geral percebido.


Palavras-chave


Ensino. Valor percebido. Ciências contábeis. Influências socioeconômicas no ensino.

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ISSN Impresso: 1679-8708

ISSN Eletrônico: 2177-742X