A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE PÚBLICA, POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA TECNOLOGIA DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Fernando Lauro Pereira, Alessandra de Linhares Jacobsen, Jean Everson Martina, Fernando Ramos Lengler

Resumo


Na gestão de processos administrativos da Universidade Pública, a inovação impacta diretamente na cultura organizacional, ao sugerir mudanças na maneira como pessoas realizam suas tarefas. O uso da tecnologia pode atenuar esse impacto, desde que apresente simplificações no processo e gerem benefícios às pessoas na realização de suas tarefas. O presente artigo tem por objetivo analisar as perspectivas à inovação na gestão de processos administrativos da Universidade pública. Isso tudo por meio da implementação da tecnologia de certificação digital, quanto aos aspectos pessoas, tecnologias e processos, suas características e problemas relacionados e sugerir uma inovação na gestão dos processos administrativos. Para tanto, fez-se uso da pesquisa descritiva documental e bibliográfica. Os dados primários foram coletados por meio de observação. Como resultados, percebeu-se a possibilidade de simplificação dos processos administrativos das Universidades públicas com o uso da tecnologia de certificação digital. Conclui-se que, para que ocorra inovação na gestão de processos administrativos por meio da implementação da tecnologia, é necessária a capacitação das pessoas para uso dessa tecnologia. Também, o mapeamento e adaptação das tarefas do processo e a compatibilização do atual sistema administrativo para reconhecer certificados digitais. Sugerem-se ações que fomentem novas pesquisas, projetos e utilizações para a certificação digital na perspectiva sociotécnica dentro e fora da universidade.

Palavras-chave


Inovação da gestão. Processos administrativos. Tecnologia. Universidade Pública. Certificação digital.

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ISSN Impresso: 1679-8708

ISSN Eletrônico: 2177-742X