A LEITURA DE MUNDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Eliani Aparecida Busnardo Buemo, Juliany Mazera Fraga, Junior Cesar Mota

Resumo


O estudo possui como escopo analisar como se dá o processo de alfabetização e letramento, verificando se há um desvelamento crítico da realidade a partir da leitura de mundo e se ela é trabalhada paralelamente com a aquisição da escrita e da linguagem. Os procedimentos metodológicos que nortearam a pesquisa a definem como pesquisa bibliográfica e de campo. A observação e a coleta de dados são indispensáveis para que análises sejam realizadas e possibilitam um estudo mais detalhado e preciso do tema abordado. Os resultados obtidos permitem perceber que a alfabetização está tendo prioridade maior do que o letramento e que muitas metodologias ainda estão baseadas em concepções remotas de ensino. Permitem perceber também que as crianças não são estimuladas a pensar e que estão acostumadas a receberem respostas prontas e direcionamentos que não as estimulam a elaborar argumentos críticos e autônomos.

Palavras-chave


Alfabetização. Letramento. Leitura de mundo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Impresso: 1679-8708

ISSN Eletrônico: 2177-742X