Inovação Aberta em PMEs: Uma análise da rede de citações entre os autores
Palavras-chave:
Inovação Aberta, PMEs, Análise de Rede.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a rede de citações entre os autores dos artigos com maior relevância científica sobre o tema Inovação Aberta em Pequenas e Médias Empresas. Para tanto, foi elaborado um portfólio bibliográfico sobre o tema. As análises revelaram que a rede possui um grau de 10,4% de densidade, indicando que há um baixo nível de citações entre os autores, e que há poucos autores centralizados, com um alto número de relações, e muitos autores em posições periféricas, com baixo número de relações com os outros autores. As análises revelaram também que os autores em maior destaque são Chesbrough, Van de Vrande e Lee. Pode-se concluir que, um número reduzido de autores exerce significativa influência sobre os demais. E que, o baixo grau de citações entre os autores demonstra que o tema ainda não está consolidado na literatura, indicando que há um campo promissor para pesquisas futuras.
Referências
Belussi, F., Sammarra, A., & Sedita, S. R. Learning at the boundaries in an “Open Regional Innovation System”: A focus on firms’ innovation strategies in the Emilia Romagna life science industry. Research Policy, Vol.39, n.6, p.710-721, 2010.
Bianchi, M., Campodall'orto, S., Frattini, F., & Vercesi, P. Enabling open innovation in small-and medium‐sized enterprises: how to find alternative applications for your technologies. R&d Management, Vol.40, n.4, p.414-431, 2010.
Chesbrough, H. W. Open innovation: The new imperative for creating and profiting from technology. Harvard Business Press, 2003.
Chesbrough, H. W. Open business models: How to thrive in the new innovation landscape. Harvard Business Press, 2013.
Chesbrough, H., & Crowther, A. K. Beyond high tech: early adopters of open innovation in other industries. R&d Management, Vol.36. n.3, p.229-236, 2006.
Chesbrough, H., Vanhaverbeke, W., & West, J. (Eds.). New frontiers in open innovation. OUP Oxford, 2014.
Christensen, J. F., Olesen, M. H., & Kjær, J. S. The industrial dynamics of Open Innovation-Evidence from the transformation of consumer electronics. Research policy, Vol.34, n.10, p.1533-1549, 2005.
Colombo, M. G., Piva, E., & Rossi-Lamastra, C. Open innovation and within-industry diversification in small and medium enterprises: The case of open source software firms. Research Policy, Vol.43, n.5, n.891-902, 2014.
Huang, H. C., Lai, M. C., Lin, L. H., & Chen, C. T. Overcoming organizational inertia to strengthen business model innovation: An open innovation perspective. Journal of Organizational Change Management, Vol.26, n.6, p.977-1002, 2013.
Idrissia, M. O., Amaraa, N., Landrya, R. SMEs’ degree of openness: the case of manufacturing industries. Journal of technology management & innovation, Vol.7, n.1, p.186-210, 2012.
Kim, H., & Park, Y. The effects of open innovation activity on performance of SMEs: The case of Korea. International Journal of Technology Management, Vol.52, n.3/4, p.236-256, 2010.
Lee, S., Park, G., Yoon, B., & Park, J. Open innovation in SMEs—An intermediated network model. Research policy, Vol.39, n.2, p.290-300, 2010.
Lichtenthaler, U. Open innovation in practice: an analysis of strategic approaches to technology transactions. IEEE Transactions on engineering management, Vol.55, n.1, p.148-157, 2008.
Pagani, R. N., Kovaleski, J. L., & Resende, L. M. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, Vol.105, n.3, p.2109-2135, 2015.
Parida, V., Westerberg, M., & Frishammar, J. Inbound open innovation activities in high‐tech SMEs: the impact on innovation performance. Journal of Small Business Management, Vol.50, n.2, p.283-309, 2012.
Pullen, A. J., Weerd‐Nederhof, P. C., Groen, A. J., & Fisscher, O. A. Open innovation in practice: goal complementarity and closed NPD networks to explain differences in innovation performance for SMEs in the medical devices sector. Journal of product innovation management, Vol.29, n.6, p.917-934, 2012.
Spithoven, A., Clarysse, B., & Knockaert, M. Building absorptive capacity to organise inbound open innovation in traditional industries. Technovation, Vol.31, n.1, p.10-21, 2011.
Teirlinck, P., & Spithoven, A. Research collaboration and R&D outsourcing: Different R&D personnel requirements in SMEs. Technovation, Vol.33, n.4, p.142-153, 2013.
Theyel, N. Extending open innovation throughout the value chain by small and medium-sized manufacturers. International Small Business Journal, Vol.31, n.3, p.256-274, 2012.
Van de Vrande, V., De Jong, J. P., Vanhaverbeke, W., & De Rochemont, M. Open innovation in SMEs: Trends, motives and management challenges. Technovation, Vol.29, n.6, p.423-437, 2009.
Verbano, C., Crema, M., & Venturini, K. The Identification and Characterization of Open Innovation Profiles in Italian Small and Medium‐sized Enterprises. Journal of Small Business Management, Vol.53, n.4, p.1052-1075, 2015.
Wincent, J., Anokhin, S., & Boter, H. Network board continuity and effectiveness of open innovation in Swedish strategic small‐firm networks. R&d Management, Vol.39, n.1, p.55-67, 2009.
Wynarczyk, P., Piperopoulos, P., & McAdam, M. Open innovation in small and medium-sized enterprises: An overview. International Small Business Journal, Vol.0, n.0, p.1-16, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Pelo presente Termo de Autorização para Publicação de Artigo Científico em Obra Coletiva, tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.610, de 19/12/1998, autorizamos a partir desta data, em caráter exclusivo e isento de qualquer ônus, o uso do texto, para publicação em obra coletiva a ser organizada pelo Centro Universitário de Brusque- Unifebe, mantido pela Fundação Educacional de Brusque – FEBE.
Declaro ainda, que o texto acima referenciado é de nossa autoria, nos responsabilizando, portanto, pela originalidade e pela revisão do texto, concedendo ao Centro Universitário de Brusque - Unifebe plenos direitos para escolha do editor, meios de publicação, meios de reprodução, meios de divulgação, tiragem, formato, enfim, tudo o que for necessário para que a publicação seja efetivada.
Reiteramos ainda, que esta autorização vigorará pelo prazo de 05 (cinco) anos a contar de sua assinatura, podendo o Centro Universitário de Brusque - Unifebe realizar neste período quantas edições julgar conveniente.