A FORMAÇÃO ACERCA DAS NECESSIDADES ESPECIAIS CONTRIBUI PARA A MUDANÇA DE ATITUDES?

Autores

  • Nadine Manrich Centro Universitário de Brusque.
  • Amanda Alexssandra Vailate Fidelis Centro Universitário de Brusque
  • Camila da Cunha Nunes Centro Universitário de Brusque

Palavras-chave:

Deficiências. Professores. Escola. Rede Pública de Ensino. Inclusão.

Resumo

Este estudo objetiva analisar a percepção de professores (regentes e auxiliares) da Rede Pública de Ensino do município de Brusque – SC sobre a inclusão do aluno que apresenta algum tipo de deficiência seja esta mental, física, visual ou auditiva. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e documental com o suporte das técnicas de entrevista semiestruturada, observação livre e um gravador. Para análise dos dados realizamos uma análise discursiva. Desse modo, após o desenvolvimento da pesquisa, tecemos as seguintes considerações: a formação propiciada durante a graduação contribui para se (re) pensar as atitudes, mas por ser insuficiente, nos parece, não mudar atitudes. Aqui, vem à luz, a importância da relação entre teoria e prática pedagógica, uma das possibilidades seria a exigência durante a graduação, nos diversos cursos de Licenciatura, de desenvolverem estágios supervisionados nessa área de atuação, pois é campo possível de atuação. A inclusão refere-se a percepção do outro considerando a diversidade humana em seus diferentes aspectos e manifestações e somente será possível com a mudança de atitudes além da percepção dos professores, ou seja, envolve uma práxis mais ampla entre todos os sujeitos da educação.

Biografia do Autor

Nadine Manrich, Centro Universitário de Brusque.

Acadêmica do Centro Universitário de Brusque.

Amanda Alexssandra Vailate Fidelis, Centro Universitário de Brusque

Acadêmica do Centro Universitário de Brusque

Camila da Cunha Nunes, Centro Universitário de Brusque

Professora do Centro Universitário de Brusque

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos