A RELAÇÃO ENTRE A PRÉ-INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS E OS RECURSOS PARA INOVAÇÃO

Andrei Carlos Torresani Paza, Graziela Breitenbauch de Moura

Resumo


As pequenas e médias empresas (PMEs) apesar da limitação recursos, muitas vezes, almejam a internacionalização para redução de custos e inovação tecnológica, mantendo-se competitiva no mercado. Baseado neste contexto, este artigo busca verificar a relação entre o estágio da pré-internacionalização das PMEs e os recursos para inovação. Analisou-se os recursos da inovação da empresa para internacionalização a partir do conhecimento sobre o mercado internacional na percepção dos gestores (SARASVATHY, 2009) e dos laços comerciais (ASPELUND; KOED; MOEN, 2007). Identificou-se os principais conceitos da literatura sobre o estágio da pré-internacionalização e a importância dos recursos para a internacionalização. Por meio de uma survey aplicada em 104 PMEs da cidade de Itajaí em Santa Catarina (SC), utilizou-se a técnica da regressão logística binária. Os resultados da pesquisa apontam que as variáveis independentes conhecimento sobre o mercado internacional e laços comerciais juntas apresentaram elevadas chances de associação para as empresas serem exportadoras. O trabalho trouxe contribuições para a literatura da pré-internacionalização de empresas e insights para os estudiosos do tema. Para futuras pesquisas, sugere-se a aplicação deste trabalho em outras cidades e a utilização de outras variáveis referente aos recursos das empresas para internacionalização, ajudando na evolução para o entendimento da influência destes no processo de internacionalização das PMEs.


Palavras-chave


Pré-internacionalização. Recursos. Inovação. Pequenas e médias empresas.

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