APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE LOCALIZADO NA CIDADE DE PELOTAS/RS

Autores

  • Caroline Vergara Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Aline Soares Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Paulo Roberto Boeira Fuculo Junior Universidade Federal de Pelotas
  • Ícaro Pedroso de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Fronza dos Santos Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Matriz SWOT, Arranjo Produtivo, Saúde, Inovação.

Resumo

O Arranjo Produtivo Local (APL) do Complexo Industrial da Saúde (CIS) do RS foi constituído através de forças cooperativas e lideranças, e engloba setores industriais nas áreas da saúde e biotecnologia. Para compreender o cenário que o arranjo está inserido utilizou-se a Matriz SWOT como ferramenta gerencial. Através da descrição das forças e fraquezas e do entendimento de fatores do ambiente externo como as oportunidades e ameaças ao APL-CIS foi possível inferir o delineamento de estratégias. Foi traçado o Plano de Ação de acordo com esta descrição, para que a partir da análise SWOT, fossem definidas linhas estratégicas que serão trabalhadas para aprimoramento do funcionamento e do encadeamento desta cadeia produtiva. Conclui-se que o cenário do APL é muito promissor, a inter-relação entre os elos da cadeia se mostrou muito importante para eficácia nos processos e na prospecção de novos produtos e mercados.

Referências

ANDION, M.C.; FAVA, R. Gestão empresarial / FaeSchool. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, 2003.

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA SAÚDE. APL Saúde. Pelotas, 2016. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/aplsaudepelotas/ Acesso em: 23 jun 2016.

BICHO, L.; BAPTISTA, S. Modelo de Porter e análise SWOT: estratégias de negócio. 2006. Disponível em: http://www.ecnsoft.net/wp-content/plugins/downloads-manager/upload/FATEC-SBC_ADME_Forcas_Competitivas_de_Porter.pdf . Acesso em: 19 jun 2016.

BRAZILIAN HEALTH DEVICES. O setor brasileiro de produtos para saúde, 2015. Disponível em: http://brazilianhealthdevices.com.br/market Acesso em: 29 jun 2016.

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

CRIATEC. Fundo de capital semente. O CRIATEC, 2016. Disponível em: http://www.fundocriatec.com.br/pt-BR/quem-somos Acesso em: 20 jun 2016.

ESAG JUNIOR. A função do planejamento estratégico no crescimento empresarial, 2016 Disponível em: http://esagjr.com.br/planejamento-estrategico-no-crescimento-empresarial Acesso em: 24 jun 2016

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 5 ed., 2010.

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

MCCREADIE, K. A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes: 1. ed. São Paulo: Globo, 2008.

ZAPATA, T.; AMORIM, M.; ARNS, P.C. Desenvolvimento territorial à distância. Universidade Federal de Santa Catarina. Secretaria de Educação à Distância. Ministério da Integração Nacional. Florianópolis: SEaD; UFSC, 2007.

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos