Inovação no processo de desenvolvimento de produto através do Design Thinking

Adriana de Paula Lacerda Santos, Andreia Pereira Baia

Resumo


Este trabalho examina 10 modelos de Desenvolvimento de produto com foco nas etapas de concepção do produto. A proposta do presente trabalho é reunir as definições sobre os processos de desenvolvimento dos produtos e relacionar com a abordagem proposta no Design Thinking. Ao final, sugerir uma metodologia combinada entre os modelos estudados e a inovação através do Design Thinking.


Palavras-chave


Design Thinking, Inovação, Modelos de desenvolvimento de Produto.

Texto completo:

PDF

Referências


ASIMOW, Morris. Introdução ao Projeto de Engenharia. Ed. Mestre Jou. São Paulo,1968.

BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983.

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o Design de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo: Edgard Blücher LTDA.2000.

BONSIEPE, Gui; KELLNER, Petra; POESSNECKER, Holger. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/ Coordenação editorial. 1984.

BROWN, Tim. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BÜRDEK, Bernhard. E. Diseño: Historia, teoría y práctica del diseño industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1994

DICKSON, Peter Reid. Marketing management. Forth Worth: The Dryden Prees, 1997.

FRANCIS, Dave; BESSANT, John. Targeting innovation and implications for capability development. Porto Alegre: Bookman. 2009.

KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. Ed. Atlas S. A. São Paulo: 1994.

LOBACH, Bernd. Desenho Industrial: Base para configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgar Blucher, 2000.

LOCKWOOD, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. Allworth Press, 2009.

PAHL, Gerhard., BEITZ, Wolfgang. Konstruktionslehre. 1ª ed. Berlim: Springer, 1977.

PINHEIRO, Tennyson. Design Thinking: empatia, colaboração e experimentação para pesso-as, negócios e sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PRIKLADNICKI, Rafael; AUDY, Jorge. Desenvolvimento Distribuído de Software. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

ROZENFELD, Henrique, FORCELLINI, Fernando Antônio; AMARAL Daniel Capaldo; TOLEDO José Carlos de; SILVA, Sergio Luis da; ALLIPRANDINI Dário Henrique; SCA-LICE Régis Kovacs. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para melhoria do processo. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

SCHUMPETER, Joseph. Capitalism, Socialism and Democracy. 3.ed. New York: Harper & Row. 1950.

VIANNA, Mauricio José; FILHO, Ysmar Vianna e Silva; ADLER, Isabel Krumholz; LU-CENA, Brenda de Figueiredo; RUSSO, Beatriz. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.